3 Doenças Causadas Pela Água

Melhor Curso de Maquiagem Online. Satisfação Total ou Dinheiro de Volta, Confira!↓ ↓ ↓

Hoje vou falar de 3 Doenças Causadas Pela Água Contaminada, primeiro temos que deixar bem claro o que é uma água contaminada e o que é uma água poluída.

Tanto a água contaminada quanto a poluída não são apropriadas para o consumo, contudo a água contaminada é a água que contém agentes patogênicos vivos, sejam bactérias, vermes, protozoários ou vírus. Essa água não é potável, logo não deve ser utilizada.

Já a água poluída é a água que apresenta alterações físicas, como: cheiro, turbidez, cor ou sabor. Igualmente como no caso anterior, a água também não poderá ser utilizada.

Normalmente, a alteração física é consequência da contaminação química, geralmente devido à presença de substâncias, como: elementos estranhos ou tóxicos.

Abaixo vou listar as 3 Doenças Causadas Pela Água Contaminada:

  • Cólera
  • Leptospirose
  • Esquistossomose

Parece bobagem, mas, você sabia que apenas 82,5% dos Brasileiros possuem rede de água tratada e esgoto, digo apenas porque ainda existem mais de 35 milhões de Brasileiros sem água tratada, ou seja, impróprias para o consumo. Esses dados são do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.

Consequentemente vamos ter mais doenças, mais gastos com saúde e na maioria das vezes mais mortalidade infantil.

Cólera: Sintoma, Causas e Tratamento

agua-contaminadaO que é a Cólera

A cólera é uma doença infectocontagiosa do intestino delgado geralmente transmitido por meio de alimento ou água contaminada.

Já houve muitos dos chamados “surtos de cólera” ao longo dos anos, mas o saneamento do esgoto e o tratamento da água em países industrializados reduziram drasticamente o número de casos da doença.

Registros mostram que o último grande surto de cólera nos Estados Unidos aconteceu em 1911. Hoje, no entanto, ela ainda está presente em países da África, do sudeste asiático e em alguns países da América Central.

Principais Sintomas da Cólera

A Cólera é uma doença silenciosa, a maioria das pessoas infectadas com a bactéria causadora da cólera não manifesta sintoma e às vezes nem percebe que está infectada.

Portanto mesmo que a pessoa não manifeste os sintomas ela ainda sim poderá infectar outras pessoas, devido à excreção de bactérias pelas fezes durar de uma a duas semanas.

O perigo maior da cólera se dá devido ao seu principal sintoma, por se tratar de uma diarreia, pode facilmente ser confundido com outras doenças menos perigosas.

Principais Causas da Cólera

Uma bactéria chamada Vibrio cholerae é a responsável por causar a infecção de cólera.

Essa bactéria, conhecida popularmente como Vibrião colérico, libera uma toxina chamada CTX, que se liga às paredes intestinais, onde ela interfere diretamente no fluxo normal de sódio e cloreto do organismo.

Essa alteração faz com que o corpo secrete grandes quantidades de água, levando à diarreia e a uma rápida perda de fluidos e de sais importantes, os chamados eletrólitos.

A transmissão de cólera é fecal-oral e se dá basicamente por meio de água e alimentos contaminados pelas fezes ou pela manipulação de alimentos por pessoas infectadas.

A infecção pela bactéria costuma acontecer após uma pessoa consumir água, frutos do mar, frutas e legumes crus e alguns grãos contaminados, como arroz e milho, por exemplo.

Tratamento da Cólera

A pessoa infectada com cólera necessita de total atenção, caso a doença não seja tratada em poucas horas o paciente poderá vir a óbito.

Os meios terapêuticos existentes e viáveis para cólera são:

  • Reidratação
  • Fluidos Intravenosos
  • Antibióticos
  • Suplemento de zinco

Os medicamentos mais usados no tratamento são:

  • Azitromicina
  • Bactrim
  • Bacteracin e Bacteracin-F
  • Clordox
  • Ciprofloxacino
  • Doxiciclina

Leptospirose: Sintomas, Causas e Tratamento

leptospiroseO que é a leptospirose

Sinônimos: síndrome de weil

É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.

Sintomas da Leptospirose

Os sintomas podem ser muito parecidos com os da dengue e a gripe, no entanto os mais característicos são: as dores por todo o corpo, febre alta, dor de cabeça e em alguns casos poderá ocorrer vômitos, diarreia e tosse.

A pessoa infectada deve começar o tratamento imediatamente após ser diagnosticado, o doente pode começar a apresentar um quadro de hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, podendo levar a morte em poucas horas.

Principais Causas de Leptospirose

Normalmente o contágio se dá através da urina do rato, em situações onde acontece enchentes e inundações, infectando assim qualquer pessoa que tenha contato com a água ou a lama.

A situação se torna ainda mais grave principalmente se a pessoa estiver com algum arranhão ou ferimento na pele, pois é exatamente pela pele que acontece o contágio da Leptospira.

Tratamento da Leptospirose

O tratamento é baseado no uso de medicamentos e outras medidas de suporte, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados.

Os casos leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves precisam ser internados. A automedicação não é indicada, pois além de ser muito perigoso, ainda pode agravar a doença.

Após análise detalhada do seu caso, seu médico poderá iniciar o tratamento através de medicamentos e os mais indicados para o tratamento da Leptospirose são:

  • Clodox
  • Doxiciclina

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique.

Esquistossomose: Sintomas, Causas, Como se Adquire e Tratamento

esquitossomoseA esquistossomose / barriga d’água é uma doença causada por um verme parasita da Classe Trematoda. Sua infecção ocorre no mundo todo de forma (endêmica) não controlada.

São cinco os parasitas dessa classe, diferenciando apenas o agente causador da infecção conforme a região do mundo.

No Brasil, a esquistossomose é causada pelo Schistossoma Mansoni, sendo que o home m é o principal reservatório e hospedeiro do parasita, a partir de suas excreções (fezes e urina) que os ovos do parasita são disseminados na natureza.

Sintomas da Esquistossomose

Logo após a contaminação a pessoa poderá sofrer uma reação alérgica na pele com muita coceira e vermelhidão, no momento da penetração do parasita.

Esta reação ocorre aproximadamente 24 horas após a contaminação. Após 4 a 8 semanas surge quadro de febre, calafrios, dor de cabeça, dores abdominais, inapetência, náuseas, vômitos e tosse seca.

Principais Causas da Esquistossomose

No homem esse parasita causa obstrução das veias do fígado e do intestino que é o local onde se aloja e se desenvolve, podendo na maioria das vezes se tornarmos uma doença crônica e consequentemente levando a morte.

Possui ainda um hospedeiro intermediário que são os caramujos, caracóis ou lesmas, onde os ovos passam a forma larvaria (cercária). Esta última dispersa principalmente em águas não tratadas, como lagos, infecta o homem pela pele causando uma inflamação da mesma.

Como se Adquire a Esquistossomose

ciclo-da-esquistossomoseOs ovos eliminados pela urina e fezes dos homens contaminados evoluem para larvas na água, estas se alojam e desenvolvem em caramujos.

Estes últimos liberam a larva adulta, que ao permanecer na água contaminam o homem. No sistema venoso humano os parasitas se desenvolvem até atingir de 1 a 2 cm de comprimento, se reproduzem e eliminam ovos.

O desenvolvimento do parasita no homem leva aproximadamente 6 semanas (período de incubação), quando atinge a forma adulta e reprodutora já no seu habitat final, o sistema venoso. A liberação de ovos pelo homem pode permanecer por muitos anos.

O Tratamento da Esquistossomose

O tratamento da esquistossomose é feito com antiparasitários (Praziquantel ou Oxamniquina). Os medicamentos são capazes de matar o parasita dentro de um a dois dias em média.

Só lembrando… Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique.

Nesse artigo eu falei de uma forma bastante resumida de apenas de 3 Doenças Causadas pela Água Contaminada, poderia ter falado de pelo menos mais 7 doenças, porém o artigo ficaria gigante, portanto falarei em outros artigos.

Fica evidente diante desse quadro, que apesar de termos tecnologias avançadas, precisamos fazer com que as pessoas responsáveis pela infraestrutura de nosso país olhe com mais atenção para essa questão, que ao meu ponto de vista é inadmissível em pleno século 21, milhões de pessoas ainda viva em condições extremamente precárias.

Se gostou desse artigo, faça-o atingir o maior número de pessoas, somente dessa forma poderemos conseguir quem sabe um dia, morar em um lugar melhor de se viver.

Se gostou das 3 Doenças Causadas Pela Água também poderá gostar:

Fonte:

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

3 Doenças Causadas Pela Água
4.75 (95%) 4 votes