10 Dicas Para Uma Vida Saudável – Método Infalível

Hoje, vou falar de 10 dicas para uma vida saudável, trazendo informações úteis relacionadas à qualidade de vida e como lidamos com elas. Confira a matéria completa!

Existem muitas dúvidas quando o assunto está diretamente relacionado com hábitos de vida saudável.

Mesmo os profissionais extremamente qualificados, na maioria das vezes, parecem não ter um padrão a seguir e acabam por discordarem em diversas questões nutricionais.

No entanto, apesar de tantas divergências, consegui reunir nesse artigo 10 dicas superinteressantes sobre saúde com total embasamento científico, que irá esclarecer muitas dúvidas relacionadas a práticas saudáveis.

Então Vamos às 10 dicas para uma vida saudável

#1. Evitar Ingerir Calorias em sua Forma líquida

dicas para uma vida saudável
imagem: dicasnaturais.com

Você sabia que as bebidas que contém algum teor de açúcar, são as que mais fazem engordar?

Sim, isto se dá porque o consumo de calorias em sua forma líquida acaba por não ser registrado pelo cérebro da mesma maneira como acontece com calorias de alimentos sólidos.

Por esse motivo é que quando você bebe refrigerante por exemplo, acaba consumindo uma quantidade bem mais elevada de açúcar.

Portanto as bebidas açucaradas são os maiores vilões que temos de enfrentar, pois estão fortemente associadas com a obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e todos tipos de malefícios para a saúde.

Outra coisa que você talvez não saiba, os sucos de frutas são quase tão ruins quanto os refrigerantes.

O que os diferencia são apenas as baixas quantidades de conservantes, o que não anula os efeitos nocivos do açúcar.

#2. Porque Devemos Comer Nozes?

qualidade de vida saudavelApesar de serem ricas em gordura, as nozes são extremamente nutritivas e saudáveis.

Elas também são ricas em magnésio, vitamina E, fibras e outros nutrientes.

Um estudo realizado recentemente mostrou que as nozes podem ajudar a você no emagrecimento, além de ajudar a combater a diabetes tipo 2 e doenças cardíaca.

Além disso, ficou comprovado uma boa diminuição das calorias absorvidas pelo corpo, em torno de 10 a 15% e algumas evidências de que houve também um certo aumento do metabolismo.

#3. Evite as Facilidades dos Alimentos Processados

Todos sabem, que nos dias atuais, os alimentos processados tem se tornado um aliado para quem tem está habituado com um estilo de vida mais acelerado, mais na correia, e para quem tem filhos então ufa…nem me fale.

O fato é que esses alimentos estão cada vez mais presente em nosso dia a dia, seja por praticidade, por preço e na maioria dos casos por falta de tempo mesmo.

No entanto, temos que ficar atentos e começar a observar que nem tudo são flores e que esse suposto aliado pode estar nos trazendo consequências devastadoras e pouco favoráveis para uma boa qualidade de vida.

Vou listar abaixo alguns exemplos dos alimentos ao qual estou me referindo:

  • Nuggets de Frango
  • Refrigerantes
  • Salsichas e outras carnes processadas
  • Biscoitos
  • Grande parte dos cereais
  • Barra de cereal
  • Molhos pré-prontos e para saladas

Falarei detalhadamente sobre cada um deles em um outro artigo. De um modo geral, são alimentos extremamente pobres de nutrientes e com elevada quantidade de calorias.

#4. Não Tenha Medo de Consumir Café

Esse que por sua vez sempre foi injustamente criticado. A verdade é que o café sempre foi extremamente saudável.

Além de ser rico em antioxidantes, estudiosos comprovaram que os consumidores de café podem viver por mais tempo, além de diminuir o risco de adquirirem doenças como o diabetes tipo 2, o Parkinson, o Alzheimer e várias outras doenças.

#5. Porque Comer Peixe Regularmente

dicas qualidade de vidaQue o consumo da carne de peixes é uma prática extremamente saudável acredito que todos concordam.

Porém procure dar preferência à peixes com um maior nível de gordura possível, como o salmão, que são ricos em ômega-3 e outros nutrientes.

Estudos mostram que pessoas que consomem em maior quantidade a carne de peixes tiveram um menor risco de contraírem a vários tipos de doenças, incluindo doenças cardíacas, demência e depressão.

#6. A Importância de Uma Boa Noite de Sono

Obter um sono de qualidade pode ser tão importante quanto fazer dietas e exercícios, se não mais.

O recomendado é que se durma por pelo menos 8 horas diariamente.

Dormir pouco pode acarretar em sérios problemas de saúde que a princípio não serão percebidos, mas que ao longo de certo período, nosso organismo poderá conduzir a resistência à insulina, deixando seus hormônios responsáveis pelo apetite fora de sintonia, reduzindo assim seu desempenho físico e mental.

Talvez esse seja um dos grandes fatores de risco individuais para um futuro aumento de peso e obesidade. Um estudo mostrou que o sono curto foi associado a 89% maior o risco de obesidade em crianças, e 55% em adultos.

#7. Abuse da Água, Especialmente 30 minutos Antes das Refeições

Beber bastante água diariamente pode trazer inúmeros benefícios.

No entanto, existem poucos estudos focados em abordar essa questão.

É importante destacar, que beber 500ml de água pode ajudar a aumentar a quantidade de queima de calorias, aumentando também o metabolismo de 30% durante um período entre 20 e 40 minutos, obtendo uma perda de aproximadamente 24 calorias.

Portanto é bastante recomendado que se beba a água meia hora antes das refeições. O estudo ainda revelou que 500ml de água antes das refeições contribuiu para uma perda de peso em 44%.

Consequentemente caso você consiga consumir 2 litros de água por dia, resultaria em uma perda de 96 calorias.

#8. Cuidados Com o Cozimento das Carnes

No geral, as carnes, por serem muito ricas em proteínas e conter vários nutrientes importantes, tem um papel fundamental na maioria das dietas saudáveis.

O grande problema ocorre quando a carne passa demais do seu ponto de cozimento levando a formação de compostos nocivos que aumentam o risco de várias doenças.

Então, o problema pode não estar somente no consumo da carne e sim no processo de cozimento pela qual ela é submetida.

 #9. Sempre Comer Frutas e Legumes

dicas para uma dieta saudavelAs frutas e os legumes sempre foram considerados os alimentos padrões para uma boa saúde, no mundo inteiro.

Eles são ricos em fibra probiótica, vitaminas, minerais e todos os tipos de antioxidantes, muitos deles com poderosos efeitos biológicos.

Estudos mostraram que o consumo constante de fruta e legumes podem evitar um grande número de doenças cardíacas, o diabetes tipo 2, e a obesidade.

#10. Última Dica Sobre Vida Saudável – Faça Exercícios Aeróbicos ou Simplesmente Caminhada

Os exercícios aeróbicos ou caminhada são em minha opinião as melhores opções para quem deseja alcançar plena saúde física e mental.

Esses exercícios tem grande eficácia na redução da gordura localizada na região da barriga, exatamente o tipo de gordura que é considerado o mais perigoso, por estar na região dos principais órgão responsáveis pelo metabolismo.

Bem, vou ficando por aqui, hoje comentamos esses 10 tópicos muito importantes, pois trata de um tema que ainda é dúvida para muitas pessoas.

O principal objetivo desse artigo foi demonstrar que, apesar das dificuldades, eu mostrei que apenas seguindo alguns passos simples, é possível ter uma vida livre de doenças e um pouco mais saudável.

Espero que tenha gostado das 10 dicas dicas para uma vida saudável.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

10 Dicas Para Uma Vida Saudável – Método Infalível
4.8 (96.67%) 6 votes

Gostou? Curta Nossa Página, Deixe um Comentário e Compartilhe Este Artigo no Facebook

Comentários