Sintomas de estresse físico e emocional

Os Sintomas de estresse físico e emocional pode estar ligado à queda de cabelo, impaciência, tontura e dor de cabeça frequente são alguns dos indícios que podem indicar o estresse.

O estresse está diretamente relacionado ao aumento dos níveis de adrenalina e cortisol na corrente sanguínea e este aumento além de afetar a mente pode levar às doenças físicas como alergias e tensão muscular, por exemplo.

Apesar de atingir pessoas de todas as idades estes sintomas são mais frequentes nos adultos, podendo também se manifestar em crianças e adolescentes quando são submetidos a problemas como bulling na escola, separação dos pais ou doenças graves na família.

Os Principais Sintomas de Estresse Psicológico:

  • Ansiedade, angústia, nervosismo, preocupação em excesso
  • Irritação, medo, impaciência, tontura
  • Problemas de concentração e de memória
  • Desorganização, dificuldade em tomar decisões
  • Cometer mais erros que o habitual, esquecimentos
  • Sensação de perda do controle

Os Sintomas de Estresse Físicos:

Dica de Como Prevenir o Estresse

Sintomas de estresse físico e emocionalPrevenir o estresse é fácil, porém devido ao ritmo de vida que levamos aliado a falta de tempo faz com que as coisas acabem saindo de nosso controle.

Trata-se de adequar a atividade física, emotiva e mental à força vital da pessoa, ou seja, fazer as coisas que o nosso organismo pode suportar de uma forma natural e não sobrecarregá-lo. Abaixo, darei uma série de recomendações que irá ajudar a prevenir o estresse:

1 – Durma por pelo menos 8 horas por dia, é o mínimo recomendado no caso de pessoas adultas.

2 – Sempre que o corpo mostrar sinais de fadiga, descanse, respeite esses sinais.

3 – Procure evitar hábitos não saudáveis tipos: o fumo, o álcool e o café. Estes hábitos criam vícios, sobrecarregam o fígado e enfraquecem os sistemas nervoso e endócrino.

4 – Alimentar-se adequadamente de alimentos que nutrem os rins e o sistema endócrino como algas marinhas, gergelim preto e legumes em abundância ajudam na prevenção do estresse.

Remédios Naturais Para Combater o Estresse Físico e Emocional

O tratamento médico oficial para o estresse é geralmente associado ao consumo de medicamentos, cuja ação principal passa a ocultar o seu principal sintoma: a ansiedade.

Com esses medicamentos nossa percepção muda, mas isso não determina a nossa melhor capacidade de adaptação a situações difíceis da vida. Ou seja, modifica o efeito, mas não ataca a causa.

O tratamento envolve a uso de chás calmantes como os de camomila, tília e valeriana. Veja algumas receitas caseiras que podem ajudar:

  • Damasco: Tem propriedades diuréticas, digestivas e calmantes. Possui vitaminas A, do complexo B e C, além de sais minerais e carboidratos. Além disso, o damasco ajuda na proteção da visão, da pele e das mucosas.
  • Maracujá: É bastante conhecido por ser a fruta que protege os nervos e acalma as pessoas e realmente é isso que ele faz. Além disso, seu uso combate enfermidades como a diabetes e a obesidade.
  • Alface: Possui substâncias (lactucina e lactupicrina) que atuam como calmantes.
  • Brócolis e espinafre: Diminuem o risco de depressão. Isso porque elas possuem potássio, que ajuda no bom funcionamento das células e do sistema nervoso.
  • Laranja: É um excelente relaxante muscular, ajuda no funcionamento do sistema nervoso, possui substâncias hidratantes, previne a fadiga e combate o estresse.

Caso sejam observados estes sintomas é importante identificar as causas do estresse para que elas sejam resolvidas, mas por vezes pode ser preciso procurar um médico clínico geral ou um psicólogo, para que ele possa indicar o tratamento mais adequado.

 

Salvar

Salvar

Primeiros Sintomas de Estresse Físico e Emocional
4.4 (87.5%) 8 votes

Gostou? Curta Nossa Página, Deixe um Comentário e Compartilhe Este Artigo no Facebook

Comentários