5 Doenças Comuns Entre as Mulheres

Menstruação, cólicas e a dor do parto são apenas alguns exemplos. Confira uma lista com 5 Doenças Comuns Entre as Mulheres.

Realmente tenho que concordar quando alguém fala que não é fácil ser mulher, não duvide, já que elas passam por períodos bastante complicados em alguns momentos da vida.

  • Mioma

A definição científica é Leiomioma Uterino (leio= liso | mio = músculo | oma = tumor benigno).

É um tumor benigno constituído principalmente de músculo uterino, podendo se desenvolver tanto dentro quanto fora do útero alterando o formato do órgão à medida que em vai crescendo.

É comum o mioma permanecer estável durante anos a fio para, em seguida, se desenvolver rapidamente.

Estudos comprovam maior ocorrência entre 40 e 50 anos e incide de três a nove vezes mais em mulheres da raça negra. Não existe registro da enfermidade antes da primeira menstruação.

  • TPM – (tensão pré-menstrual)

5 doenças mais comuns entre as mulheresBasicamente a TPM ou tensão pré-menstrual é o período cíclico que precede a menstruação. Nesse período de tempo vários sintomas psíquicos e físicos podem ser apresentados, trazendo muito desconforto em algumas mulheres, geralmente desaparecendo no primeiro dia do fluxo menstrual.

No entanto em algumas mulheres, esses sintomas são interrompidos somente com o fim do fluxo.

A principal causa da TPM é a alteração hormonal feminina durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central.

Parece haver uma conexão entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina.

É importante ressaltar que essa síndrome acompanha a menstruação normal da mulher.

  • Candidíase

como acabar de vez com a candidiaseA candidíase vaginal, também chamada de monilíase vaginal, é uma infecção ginecológica provocada pelo fungo Candida albicans.

Essa micose afeta 75% das mulheres durante o período reprodutivo, isto é, três em cada quatro mulheres terão pelo menos um episódio de candidiase vaginal ao longo da vida.

Além de muita coceira e ardência vulvares, os sintomas dessa micose podem vir acompanhados por um corrimento branco e grumoso, sem dor, semelhante à nata de leite.

  • Ovários Policísticos

A Síndrome do Ovário Policístico ou (SOP) atinge certa de 5% a 10% das mulheres em idade fértil.

Somente no Brasil são aproximadamente 3 milhões de mulheres são acometidas a essa doença, podendo aparecer a qualquer momento.

Estudos revelam que em alguns casos ela surge após a primeira menstruação e segue até a menopausa, podendo surgir em alguns casos raros até mesmo próximos de atingir a menopausa.

  • Endometriose

Doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga.

Todos os meses, o endométrio fica mais espesso para que um óvulo fecundado possa se implantar nele.

Quando não há gravidez, esse endométrio que aumentou descama e é expelido na menstruação.

Em alguns casos, um pouco desse sangue migra no sentido oposto e cai nos ovários ou na cavidade abdominal, causando a lesão endometriótica.

Lembrando sempre que o diagnóstico e o tratamento de cada doença deverão ser feitos por um profissional especializado.

 

Salvar

5 Doenças Mais Comuns Entre as Mulheres
4.8 (96.67%) 6 votes

Deixe um Comentário e Compartilhe a Informação.

Comentários